Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13014
Título: Controle interno: ferramenta essencial na gestão de um órgão público
Autor(es): Martins, Giana Patrícia Sobreira de Carvalho
Palavras-chave: Gestão pública
Recurso público
Controle interno
Data do documento: 28-Jan-2016
Resumo: Diante das atuais mudanças que estão sendo implantadas na administração pública, com relação ao novo modelo de gestão que cada vez mais aproxima a sociedade, ouvindo suas necessidades, discutindo e elegendo prioridades para transformarem-se em ações de governo no seu orçamento público, é de imperiosa necessidade que cada unidade gestora tenha um sistema de controle interno, atuando dentro de cada órgão. Mesmo existindo o órgão central de controle interno do poder executivo. O que este trabalho tenta enfatizar é que só com um acompanhamento de gestão contínuo, concomitante com as ações realizadas, sobre determinado gasto e com mecanismos de controle atuando dentro da gestão, identificando as possíveis falhas e os acertos existentes, gerando informações atualizadas que reflitam a real situação organizacional, técnica e financeira da gestão, é que poderá ser minimizada a margem de erros que poderão gerar desperdício dos recursos públicos. Todo recurso público deve ser utilizado com responsabilidade. Para que isto aconteça devem existir sistemas de controle que deem segurança ao gestor em autorizar determinado gasto público. Estes sistemas devem ser coordenados por servidores que tenham conhecimento da realidade de cada órgão. Com certeza a sociedade estará vigilante e pronta para exercer seu papel de cidadã, através dos mecanismos de acesso a informação, que se encontram disponíveis para ela fazer o controle social. Então devemos também e previamente ao controle social, tentar eliminar as possíveis falhas e oferecer informações limpas, coerentes e que demonstrem uma utilização responsável dos recursos públicos.
Descrição: MARTINS, Gina Patrícia Sobreira de Carvalho. Controle interno: ferramenta essencial na gestão de um órgão público. 2015.45f. Monografia (Especialização em Gestão Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8508
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13014
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giana Patrícia Sobreira de Carvalho Martins.pdfPDF - Giana Patrícia Sobreira de Carvalho Martins589.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.