Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13019
Título: Unidade de polícia solidária: uma análise da implantação do policiamento de proximidade no bairro de Mandacaru em João Pessoa
Autor(es): Prazeres Junior, Geraldo Marques dos
Palavras-chave: Segurança pública
Polícia comunitária
Violência
Data do documento: 28-Jan-2016
Resumo: A Violência que tomou conta da sociedade brasileira e, em especial no Estado da Paraíba, vitimando pessoas, e acuando a sociedade, obrigou os órgãos de segurança pública a procurar soluções, aproximando a comunidade e a polícia, através de um policiamento mais comunitário, menos repressivo e mais preventivo. O objetivo deste estudo é analisar a implantação de uma unidade de polícia solidária no bairro de Mandacaru, na capital paraibana, com foco na visão dos residentes do bairro. Trata-se de um estudo de caso em que se utilizou pesquisa qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e os atores foram os moradores do bairro de Mandacaru, escolhidos por meio da amostra por disponibilidade. O aporte teórico baseia-se no estudo da violência e da criminalidade e no policiamento comunitário, mais próximo das pessoas, visando ao combate eficaz e eficiente dos índices de criminalidade que afetam a sociedade nos dias atuais. Os dados revelam que a implantação da Unidade de Polícia Solidária, no bairro de Mandacaru, trouxe redução no número de homicídio e alguma sensação de segurança na comunidade local. Em contrapartida, verificou-se que há necessidade de uma integração maior entre os órgãos de segurança pública e a comunidade, com uma maior aproximação e consequentemente o desenvolvimento do grau de confiança entre ambos.
Descrição: PRAZERES JUNIOR, Geraldo Marques dos. Unidade de polícia solidária: uma análise da implantação do policiamento de proximidade no bairro de Mandacaru em João Pessoa. 2015. 66f. Monografia (Especialização em Gestão Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8512
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13019
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geraldo Marques dos Prazeres Junior.pdfPDF - Geraldo Marques dos Prazeres Junior847.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.