Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13023
Título: Fatores motivacionais relacionados ao desempenho dos policiais do 5º batalhão de policia militar da Paraíba
Autor(es): Santos, Claudemberg de Sousa
Palavras-chave: Motivação organizacional
Segurança pública
Polícia militar
Data do documento: 29-Jan-2016
Resumo: Introdução: É evidente a necessidade de formas que viabilizem a melhora do desempenho no trabalho dos policias militares. Como a prestação da segurança pública é feita por homens e mulheres policiais que são responsáveis pelo sucesso das políticas públicas, mostra-se necessário conhecer os pormenores destas pessoas que sofrem constantes influencias do meio. A motivação encontra-se diretamente relacionado com o desempenho no trabalho, pois uma pessoa motivada apresenta melhor desempenho em suas funções, enquanto um indivíduo desmotivado sofre uma queda em seu desempenho, interferindo nos resultados da organização. Objetivo: Identificar os principais fatores motivacionais (intrínsecos) e higiênicos (extrínsecos) relacionados ao desempenho dos policiais militares do 5o Batalhão de Polícia Militar da Paraíba - 5o BPM. Metodologia: Consistiu em um estudo de campo do tipo descritiva, com abordagem quantitativa. A população composta por 50 policiais militares pertencentes ao 5o BPM, sendo 47 do sexo masculino e 03 do sexo feminino, dos quais 06 oficiais e 44 praças, responderam ao Inventário de Motivação ao Desempenho Policial Militar - IMDPM. Na análise dos dados o IMDPM verificou os fatores motivacionais relacionados ao desempenho policial militar, baseando-se na teoria dos dois fatores de Herzberg, sendo os dados de variáveis quantitativas expressos por média dos escores brutos obtidos. Resultados: Verificou-se que a Responsabilidade é o principal fator motivacional relacionado ao desempenho policial militar, seguido do fator Realização pessoal, enquanto o Salário é o principal fator higiênico, seguido do fator Condições do Trabalho. Os praças apresentaram-se mais motivados que os oficiais, os policiais mais velhos mais motivados que os mais novos, e os policiais casados mais motivados que os solteiros e divorciados. O Salário é o principal fator higiênico entre os policiais mais novos, ao passo que os mais velhos têm no fator Condições do Trabalho uma motivação mais elevada. Por fim, os policiais têm sua motivação diminuída à medida que aumenta seu nível intelectual.
Descrição: SANTOS, Claudemberg de Sousa. Fatores motivacionais relacionados ao desempenho dos policiais do 5º batalhão de policia militar da Paraíba. 2015. 61f. Monografia (Especialização em Gestão Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8519
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13023
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudemberg de Sousa Santos.pdfPDF - Claudemberg de Sousa Santos5.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.