Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13031
Título: Evasão do ensino superior após o REUNI: análise do caso do CDSA-UFCG
Autor(es): Lira, Flávio Damacena
Palavras-chave: Ensino superior
Evasão escolar
Expansão universitária
Data do documento: 29-Jan-2016
Resumo: Há alguns anos o número de vagas oferecidas pelas universidades públicas eram bem mais restritas do que atualmente, como também os locais onde eram oferecidos, restringindo-se aos grandes centros. Hoje o número de vagas e cursos ofertados é bem maior do que há uma década, bem como o acesso se tornou mais fácil já que o governo priorizou a interiorização no processo de expansão da rede pública de ensino superior. Mas, apesar dos investimentos realizados existem lacunas, sobra de vagas nos cursos ofertados pelas IES. O objetivo do presente estudo é quantificar essa sobra de vagas ofertadas no CDSA, identificando as possíveis causas e propor formas de coibir, no ponto de vista dos docentes que estão próximos a esse fenômeno e convivem diariamente com os alunos e conhecem as dificuldades e problemas desses. Esta pesquisa foi realizada no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA, que é resultado dessa política expansionista e onde é possível perceber o não preenchimento de todo número de vagas ofertadas. O presente estudo, além de contextualizar como se deu o processo de implantação do Campus, teve uma abordagem quantitativa por demonstrar a evolução histórica do número de alunos matriculados por período nos cursos e o número de abandonos, e uma abordagem qualitativa por demonstrar as opiniões e pontos de vista dos professores que acompanham de perto as atividades do CDSA, questionando o porquê, na opinião deles, de apesar dos esforços para levar o Ensino superior à região, que até então não era atendida por IES, ainda há evasão de alunos e sobra de vagas? Na percepção deles quais as causas dos abandonos, e o que pode ser feito para coibir esse fenômeno no CDSA. Diante dos resultados encontrados sobre a evasão, que no decorrer do período de 2010 a 2014 teve uma média acima de 10% comparada com o número de alunos matriculados, os professores entrevistados a julgaram não como sendo um problema isolado do CDSA, mas de todo o Sistema de Ensino, onde a evasão universitária decorre da baixa qualidade na formação básica, refletindo em dificuldades para o aluno no Ensino Superior.
Descrição: LIRA, Flávio Damacena. Evasão do ensino superior após o REUNI: análise do caso do CDSA-UFCG. 2015. 29f. Monografia (Especialização em Gestão Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8522
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13031
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávio Damacena Lira.pdfPDF - Flávio Damacena Lira788.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.