Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13054
Título: A gestão da limpeza urbana em João Pessoa PB: fatores condicionantes para a terceirização de serviços
Autor(es): Santos, Revelino Cardoso dos
Palavras-chave: Administração pública
Autarquia
Terceirização
Data do documento: 20-Abr-2016
Resumo: A administração pública é uma vertente da ciência da administração. Há um viés muito forte nas organizações públicas de se assemelharem as organizações privadas, na medida em que necessitam também da aplicação dos processos administrativos: Planejamento, Organização, Direção e Controle. O objetivo central da pesquisa foi analisar os aspectos positivos e negativos para a Administração Pública Municipal de João Pessoa (PB) ao contratar empresas privadas para executar a limpeza urbana. Escolhemos o diretor de planejamento da EMLUR, porque acreditamos que o mesmo, poderia nos fornecer as informações plausíveis para viabilizar nossa pesquisa. Para coleta de dados utilizamos entrevista com roteiro semiestruturado. Fundamentado em indicadores plausíveis com nosso objeto de estudo, porque essa fase é fundamental ao desenvolvimento da monografia como um todo. Em nível de coleta de dados, não tivemos dificuldades o Diretor de Planejamento é um profissional atualizados na questão da terceirização, além disso, foi atencioso e valorizou a pesquisa. Esses fatos contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da pesquisa empírica.Os resultados destacaram que três fatores tornaram-se essenciais para a terceirização da sua atividade-fim. Atualmente, a EMLUR não possui condições operacionais de realizar a coleta, seja pela falta de equipamentos ou capacidade de gestão. Além disso, não dispõe de agentes suficientes para realizar todas as atividades de limpeza e está passando por um processo de modernização administrativa e renovação do corpo técnico. Com isso, a terceirização foi essencial e necessária, colocando-se como um fator positivo à autarquia.Entretanto, a dependência intrínseca as empresas terceirizadas torna-se uma aspecto negativo à EMLUR, uma vez que não existe uma subordinação direta aos funcionários da empresa contratada e falta de comprometimento dos profissionais, além da possibilidade de greves, demissões em massa ou atrasos de equipamentos comprometem diretamente ao desenvolvimento da atividade de coleta de resíduos na cidade de João Pessoa
Descrição: SANTOS, Revelino Cardoso dos. A gestão da limpeza urbana em João Pessoa PB: fatores condicionantes para a terceirização de serviços. 2016. 38f. Monografia (Especialização em Gestão Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9556
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13054
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Revelino Cardoso dos Santos.pdfPDF - Revelino Cardoso dos Santos714.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.