Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13081
Título: Nexos e desafios da educação em saúde para idosos na atenção básica
Autor(es): Araújo, Verbena Santos
Palavras-chave: Educação em saúde
Envelhecimento
Qualidade de vida
Estratégia Saúde da Família
Profissionais da saúde
Promoção da Saúde
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: O Brasil convive com o envelhecimento exponencial da população, o que não é mais sinônimo de adoecimento, pois atualmente há subsídios para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Nesse contexto, a educação em saúde é uma eficaz alternativa para superação do modelo biomédico, centrado na doença como fenômeno individual e na assistência médica curativa, tornando-se ferramenta eficaz para que esses usuários desenvolvam a capacidade de intervenção sobre suas próprias vidas. A educação em saúde torna-se uma excelente aliada nesse contexto e encerra-se na prática profissional como uma alternativa viável para melhorar a vida dessa população. Este estudo buscou revelar os impasses e desafios pelos quais perpassam as ações educativas, voltadas para os indivíduos idosos, realizadas em Unidades Básicas de Saúde da Família, assim como as estratégias utilizadas para enfrentar tais adversidades. Como método utilizou-se da pesquisa qualitativa e o Discurso do Sujeito Coletivo constituído por doze profissionais de saúde. Os resultados indicaram que os profissionais de saúde acreditam na educação em saúde como ferramenta aliada a sua prática profissional, porém revelaram que há fragilidades presentes na atenção à saúde dos idosos e que muito pode ser feito para melhorar as questões que nortearam o estudo, encarando essa prática como desafio profissional. Conclui-se que os ajustes necessários permeiam maior investimento na infraestrutura das áreas disponíveis, melhor organização nos cronogramas de atividades executáveis, na qualificação e simplificação dos materiais didáticos e metodológicos para a prática das ações educativas, estímulos à participação e frequência da comunidade às reuniões sistemáticas dos grupos, efetiva participação de todos os profissionais atuantes na proposta e, principalmente, maior incentivo e apoio da gestão as ações educativas propostas.
Descrição: ARAÚJO, Verbena Santos. Nexos e desafios da educação em saúde para idosos na atenção básica. 2012. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2413
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13081
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Verbena Santos Araújo.pdfVerbena Santos Araújo882.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.