Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13105
Título: A integração da vigilância epidemiológica com a estratégia saúde da família no município de Dona Inês, Curimataú Paraibano
Autor(es): Lima, Victor Hugo Moreira de
Palavras-chave: Estratégia saúde da família
Atenção básica em saúde
Vigilância epidemiológica
Data do documento: 27-Jan-2016
Resumo: A percepção dos profissionais de saúde sobre a integralidade da atenção básica pode ser considerada como representante da sua efetividade e eficiência. O objetivo do presente estudo foi entender a relação existente entre o setor da vigilância epidemiológica e a atenção básica com a pretensão de qualificar esta relação, principalmente o sistema de repasse de informações da vigilância epidemiológica para os profissionais que estão inseridos a atenção básica e quais são os processos de trabalho adotados pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família do município de Dona Inês, Paraíba. Esta pesquisa utilizou o método quantitativa através de entrevistas semi-estruturadas. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro de 2015 a fevereiro de 2015, com uma amostra de três profissionais em cada USF do município como respondentes dos três módulos da pesquisa. O módulo I, respondido pelo gestor, tratou dos aspectos referentes à estrutura e organização da atenção básica e da vigilância epidemiológica no município. O segundo módulo da pesquisa, respondido pelo coordenador da atenção básica tratou das ações do campo da vigilância epidemiológica incorporadas à rotina dos profissionais da ESF. Por fim, o terceiro módulo de conteúdo semelhante ao segundo, foi respondido por um agente de saúde comunitário. Os resultados aqui apresentados poderão subsidiar as discussões sobre a descentralização em vigilância epidemiológica e a definição de recursos humanos para o SUS.
Descrição: LIMA, Victor Hugo Moreira de. A integração da vigilância epidemiológica com a estratégia saúde da família no município de Dona Inês, Curimataú Paraibano. 2015. 46f. Monografia (Especialização em Gestão Pública em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8484
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13105
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Victor Hugo Moreira de Lima.pdf7.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.