Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13119
Título: Pilates como indicador de qualidade de vida em idosos
Autor(es): Medeiros, Rossini Lucena de
Palavras-chave: Idoso
Método pilates
Qualidade de vida
Data do documento: 8-Nov-2013
Resumo: A longevidade é um fenômeno mundial, com o aumento da expectativa de vida surge um cenário de reformulação da sociedade. Cabe aos gestores públicos implementar políticas para inserir os idosos na sociedade, tornando-os funcionais e produtivos, reduzindo assim os gastos com saúde e assistencialismo. Os idosos apresentam redução de sua qualidade de vida decorrente das alterações anatômicas, fisiológicas e psicológicas naturais ao envelhecimento humano. O Método Pilates (MP) é uma técnica que foi desenvolvida no início da década de 20 e que tem como base o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. Esta técnica tem grande aceitação na prevenção e terapêutica de diversas alterações do corpo humano, sendo por isso atualmente bastante difundida como método de escolha de atuação do Fisioterapeuta. O estudo teve como objetivo avaliar a influencia do MP na melhoria da qualidade de vida dos idosos assistidos pelo SESI-PATOS-PB. Este estudo caracterizou-se como sendo uma pesquisa descritiva, com caráter exploratório e abordagem quantitativa com delineamento em levantamento por amostragem. Os dados foram coletados através da aplicação de questionário foram entrevistados 20 idosos, atendidos com o Método Pilates, sendo esta amostra composta por 90% de mulheres. A idade dos entrevistados variou de 60 a 82 anos, sendo a média de 71 e ± 11 anos. Todos entrevistados realizavam as atividades de Pilates duas vezes por semana em dias alternados, cada atendimento tendo duração de 1 hora. Os idosos foram questionados quanto aos aspectos físico, psicológico e social para compor o quadro de qualidade de vida dos mesmos antes e depois da prática do MP. No aspecto físico houve 80% de melhora, no psicológico 61% de melhora e no social 66,25%. Embora os resultados tenham sido satisfatórios, é necessário mais pesquisas utilizando o MP, para com isso obter subsídios na escolha dessa técnica como meio de promoção de qualidade de vida para a população como um todo.
Descrição: MEDEIROS, Rossini Lucena de. Pilates como indicador de qualidade de vida em idosos. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2269
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13119
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rossini Lucena de Medeiros.pdfRossini Lucena de Medeiros903.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.