Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13128
Título: Percepção dos gestores em saúde pública de um município paraibano acerca do estresse no ambiente de trabalho
Autor(es): Souza, Joselma Pereira de
Palavras-chave: Estresse
Gestão
Saúde do trabalhador
Gestor público
Saúde pública
Data do documento: 21-Abr-2015
Resumo: Sabe-se que existem condições diversas relevantes para o desencadeamento das alterações psíquicas, físicas, e sociais sofridas pelo trabalho, que provocam a inabilidade ou inaptidão do indivíduo lidar com as demandas exigidas pelo mesmo. Em se tratando dos Gestores em Saúde Pública, temos um panorama de trabalhadores expostos a muitos fatores no ambiente de trabalho, entre eles, o estresse. Diante disto, acredita-se que a atividade do Gestor Público abarca conflitos em várias dimensões, havendo desta forma, a necessidade de se conhecer como os gestores em saúde pública (que possuem o papel de preservar pela a saúde coletiva) lidam com as pressões do ambiente de trabalho, como eles percebam os impactos em dimensões específicas do seu cotidiano. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos Gestores em Saúde Pública de um Município Paraibano acerca do Estresse no Ambiente de Trabalho. Para tal, à abordagem do problema, tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. A população compreendeu os Gestores em Saúde Pública de um Município Paraibano; a amostra foi composta por um secretário de saúde e sete coordenadores. Como Instrumento de Coleta de Dados foi realizado uma entrevista semiestruturada com cada participante, a fim de se identificar a percepção dos mesmos com relação ao estresse no ambiente de trabalho. Os principais achados da pesquisa evidenciam que os problemas que mais influenciam no estresse gerencial estão relacionados a deficiências no gerenciamento do tempo, maior suporte institucional para capacitações gerenciais e a uma melhor estruturação do ambiente de trabalho e itinerário.
Descrição: SOUZA, Joselma Pereira de. Percepção dos gestores em saúde pública de um município paraibano acerca do estresse no ambiente de trabalho. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12047
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13128
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSELMA PEREIRA DE SOUZA.pdf637.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.