Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13129
Título: Ensino de gestão nos cursos de graduação em Odontologia no Brasil
Autor(es): Limeira, Francisco Ivison Rodrigues
Palavras-chave: Educação superior
Odontologia
Gestão em saúde
Administração de serviço de saúde
Data do documento: 21-Mar-2015
Resumo: Objetivos: Traçar um perfil do ensino de gestão pelos cursos de graduação em odontologia no Brasil. Metodologia: Estudo descritivo, baseado em consultas de dados secundários. A amostra foi composta por 221 Instituições de Ensino Superior (IES), que possuem cursos graduação em Odontologia, todos cadastrados no Conselho Federal de Odontologia. A coleta ocorreu a partir de consultas ao site de cada IES, onde foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos de odontologia, observando a existência de disciplinas que abordassem o ensino de gestão, e quando presentes, foram colhidas informações acerca de como as mesmas eram estruturadas, tais como: natureza da disciplina; semestre de oferta; carga horária; metodologia utilizada; e principais nomenclaturas da disciplina. Resultados: Dos 221 cursos de graduação em odontologia analisados, a minoria oferta em suas matrizes curriculares disciplinas que abordem o ensino de gestão (28,50%). Quando oferecidas, a maioria das disciplinas é de natureza obrigatória (74,60%), geralmente concentradas nos últimos semestres (8° e 9°, com frequência de 26,98% e 25,39%, respectivamente), com cargas horárias geralmente variando entre 31 e 60 horas de aulas (79,36%) e na maior parte com metodologias que utilizam apenas aulas teóricas (60,31%). Conclusão: Pode-se concluir que a formação do cirurgião-dentista no Brasil no campo da gestão não é satisfatória, fazendo-se necessária uma reestruturação das matrizes curriculares, com uma maior inserção de disciplinas que possam preparar o cirurgião-dentista para atuar de modo exitoso na área da gestão em saúde.
Descrição: LIMEIRA, Francisco Ivison Rodrigues. Ensino de gestão nos cursos de graduação em odontologia no Brasil. 2015. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12037
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13129
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FRANCISCO IVISON RODRIGUES LIMEIRA.pdf404.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.