Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13154
Título: A rede de atendimento à mulher vítima de violência doméstica no Município de Sobral -CE
Autor(es): Santos, Adaíres Eliane Dantas dos
Palavras-chave: Mulher
Violência doméstica
Assistência à mulher
Data do documento: 16-Abr-2014
Resumo: O presente trabalho discuti a questão da violência doméstica contra a mulher, para tanto inicia-se discutindo a origem dessa prática na sociedade como algo atrelado as relações de gênero construídas socialmente desiguais entre homens e mulheres. Baseado nessas relações procura-se também explicar a demora do reconhecimento da questão enquanto crime na sociedade e o protagonismo do estado na criminalização desse tipo de violência, bem como na condução da política direcionada as vítimas do crime. À medida que é feito esse retrospecto histórico, é identificada a timidez das políticas legitimadas pelo estado no enfrentamento da questão. Verifica-se assim que, embora tenhamos nos anos 80, um grande marco com a criação das DEAMs, o crime da violência doméstica só receberá um tratamento sério nos anos 2000, com a promulgação da lei Maria da Penha. Evidencia-se também que esta será a década que, a política direcionada para as vítimas de violência familiar assumirá uma nova configuração, existindo assim a promulgação de varias legislações e políticas pelo estado para o enfrentamento da violência no âmbito doméstico. Diante de todo esse aparato político de assistência e proteção às vitimas desse tipo de crime, sentiu-se a necessidade de avaliar e identificar as políticas de atendimento numa cidade de grande porte com altos índices de violência intrafamiliar, portanto o município de sobral – CE. Observando-se assim que o município dispõe de uma ampla rede de serviço, mas que, no entanto se mostra insuficiente para o enfrentamento da questão, se fazendo necessário assim a implantação de serviços mais específicos de atenção as vitimas e agressores, como possibilidade para diminuir os índices desse tipo de violência na localidade e ter mais impacto no enfrentamento da questão.
Descrição: SANTOS, Adaíres Eliane Dantas dos. A rede de atendimento à mulher vítima de violência doméstica no Município de Sobral -CE. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Publica Municipal)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3458
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13154
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adaíres Eliane Dantas dos Santos.pdfAdaíres Eliane Dantas dos Santos386.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.