Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13163
Título: Orçamento público: um enfoque na geração de receitas próprias, nos Municípios do Estado da Paraíba de 2008 e 2011
Autor(es): Oliveira, Vinícius Azevedo
Palavras-chave: Orçamento público
Receita pública
Arrecadação
Data do documento: 16-Abr-2014
Resumo: Os municípios têm enfrentado dificuldades econômicas decorrentes da escassez de recursos e do alto endividamento, nesse sentido, a questão orçamentária tem ocupado posição de destaque nas discussões de política econômica e despertado interesse de governantes e políticos no Brasil. Desse contexto, surge então o problema de pesquisa: Qual o comportamento da receita própria arrecadada dos Municípios do Estado da Paraíba, no período de 2008 a 2011 através dos dados contábeis disponíveis no Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES) do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB)? Com o objetivo geral de verificar o comportamento das receitas próprias arrecadadas nos municípios do Estado da Paraíba, no período de 2008 a 2011, através dos dados contábeis disponíveis no Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES) do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Para tanto a metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico, documental, quantitativa e descritiva por meio do método dedutivo, no qual procurou-se expandir e embasar o tema, através de livros, bem como materiais pertinentes a arrecadação orçamentária e a geração de receitas nos municípios do Estado da Paraíba. Os resultados alcançados revelam que a maioria dos municípios, tem tido um comportamento inerte em relação a arrecadação própria, podendo ser reflexo do comodismo gerado pelo total dos repasses das transferências correntes, o que leva os gestores a não explorarem o seu potencial de arrecadação, tornando limitado o montante de recursos disponíveis e consequentemente escassos para maiores investimentos.
Descrição: OLIVEIRA, Vinícius Azevedo. Orçamento público: um enfoque na geração de receitas próprias, nos municípios do Estado da Paraíba de 2008 e 2011. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Publica Municipal)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3450
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13163
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vinícius Azevedo Oliveira.pdfVinícius Azevedo Oliveira837.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.