Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13184
Título: Gestão assistencial: a operacionalização da política de assistência estudantil na UEPB
Autor(es): Albuquerque, Larissa Cavalcanti de
Palavras-chave: Gestão pública
Assistência estudantil
Educação superior
Data do documento: 28-Jan-2016
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta apontamentos e reflexões iniciais acerca da operacionalização da política de assistência estudantil na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Parte-se do pressuposto de que a efetivação do direito à educação superior de grupos vulneráveis requer a concretização da assistência estudantil nesse nível educacional. A educação compreendida como um direito humano fundamental, assegurado na Constituição Federal de 1988 (CF/88), em seu artigo 205, exige, para a sua efetivação, a intervenção do Estado, pois aquela constitui um dever do ente estatal. Dessa forma, coloca-se a exigência de se efetivar não só, apenas, o acesso, mas, sobretudo, a permanência desses grupos. Alcança, então, centralidade a questão da assistência estudantil como um direito humano e social fundamental, integrante do conteúdo do direito à educação superior. Nesta seara, o objetivo desse trabalho é analisar operacionalização da assistência estudantil na Universidade Estadual da Paraíba, para isto optamos por fazer um trabalho de caráter exploratório com recurso à pesquisa bibliográfica, utilizando-se de técnicas qualitativas, como: observação e a entrevista aos estudantes. A problemática em tela se insere na discussão internacional e nacional sobre a matéria, no contexto de afirmação histórica dos direitos sociais e humanos em documentos e tratados internacionais.
Descrição: ALBUQUERQUE, Larissa Cavalcanti de. Gestão assistencial: a operacionalização da política de assistência estudantil na UEPB. 2015. 44f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8501
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13184
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Cavalcante de Albuquerque.pdfPDF - Larissa Cavalcanti de Albuquerque501 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.