Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13268
Título: A contribuição da educação no processo de ressocialização de apenados no presídio regional de Guarabira/PB
Autor(es): Dias, Maíra Amaral
Palavras-chave: Educacional de Jovens e Adultos
Ressocialização
Privados de Liberdade
Data do documento: 2014
Resumo: Este estudo aborda a questão da relação entre educação e ressocialização de pessoas privadas de liberdade, tendo como foco o Presídio Regional de Guarabira/PB.Este trabalho reflete as análises empreendidas através de uma pesquisa bibliográfica, acrescida de uma pesquisa de campo, na qual buscamos compreender o modelo educacional proposto no estado da Paraíba, estabelecendo um paralelo com a iniciativa feita por uma ONG, o SEDUP – Serviço de Educação Popular, que teve contribuição impar para a construção e efetivação do fazer educativo desse campo de ensino. A partir da escuta atenta e da análise dos dados demandados da realidade, acrescentamos as leituras de diversos teóricos que tratam das categorias estudadas, tais como: OLIVEIRA (2009); PAIVA (1997); BRANDÃO (1982); SILVA (2005); SOARES (2013), entre outros. Os resultados evidenciam a importância do processo de escolarização iniciado a partir da presença de educadores populares comprometidos com as pessoas excluídas, sendo esta experiência contribuinte no processo de reconhecimento de direitos e libertação de consciências. A Educação Popular se apresentou como um caminho fértil, frente as possibilidades dos sujeitos apenados se reconhecerem como portadores de direitos e com condições de reconstruir suas histórias de vida.
Descrição: DIAS, M. A. A contribuição da educação no processo de ressocialização dos apenados no presídio regional de Guarabira/PB. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13268
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maíra Amaral Dias.pdfMaíra Amaral Dias574.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.