Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13277
Título: | A importância do letramento na leitura de charges |
Autor(es): | Chagas, Rayssa Fernandes das |
Palavras-chave: | Letramento Práticas sociais Charge |
Data do documento: | 2015 |
Resumo: | O presente artigo propõe uma reflexão sobre os processos de alfabetização e letramento e tem como objetivo mostrar a importância do letramento para a análise do gênero charge. Para dar sustentação teórica à análise, foram utilizados os estudiosos Luis Antônio Marcuschi (2006), Ângela Kleiman (2008), Ingedore Koch (2007), Magda Soares (2002), Marcos Bagno (2002), Carla Letuza Silva (2004) e Bernand Schneuwly (2004). Os gêneros textuais têm sua função no cotidiano, desta forma, o corpus coletado constitui-se de três charges publicadas em redes sociais, com temas diversos, confeccionados a partir das interações sócio-históricas. Acreditamos, pois, que a utilização da charge em sala de aula é um ótimo subsídio para novas práticas, como a do letramento, visto que flagramos nelas vários recursos linguísticos que permitiram extrapolar a simples decodificação, possibilitando múltiplas leituras que valoriza o conhecimento de mundo do sujeito. |
Descrição: | CHAGAS, R. F. das. A importância do letramento na leitura de charges. 2015. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13277 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rayssa Fernandes das Chagas.pdf | Rayssa Fernandes das Chagas | 570.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.