Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13312
Título: Empreendedorismo X Startup: um comparativo bibliométrico de 1990 a 2016
Autor(es): Silveira, Thayane Santos
Palavras-chave: Empreendedorismo
Startup
Comparativo bibliométrico
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: O ambiente empresarial torna-se cada vez mais competitivo, o que estimula a melhoria das empresas para que elas atendam melhor as necessidades dos seus clientes e não percam sua fatia de mercado. Empreendimentos surgem nesse contexto, sendo uns por oportunidades e outros por necessidade. As startups são um exemplo de empreendedorismo por oportunidade, trata-se de pequenas empresas, geralmente de base tecnológica, que oferecem um serviço repetível e escalável. O objetivo desse artigo é mostrar, de forma quantitativa, as publicações acadêmico-científicas sobre os temas empreendedorismo e startup, por serem de grande relevância tanto para o meio acadêmico quanto para o empresarial. Dessa forma, a fundamentação teórica buscou definir empreendedorismo, explicar o que é empreendedorismo por oportunidade e por necessidade e, por fim, conceituar o que é startup. A metodologia utilizada foi um comparativo bibliométrico entre os temas, os quais a bibliometria é uma forma de medir quantitativamente a produção cientifica sobre um determinado tema. Empreendedorismo e, principalmente, startup são ainda pouco difundidos no meio acadêmico. O comparativo bibliométrico mostrou que o número de publicações em revistas e a quantidade de teses e dissertações sobre empreendedorismo superaram significativamente o de startup e que em ambos o surgimento dos primeiros trabalhos escritos foi a partir dos anos 2000, apresentando assim, uma resposta tardia da academia brasileira em pesquisas relacionadas aos temas.
Descrição: SILVEIRA, T. S. Empreendedorismo X Startup: um comparativo bibliométrico de 1990 a 2016. 2016. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13312
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayane Santos Silveira.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.