Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13313
Título: Análise da motivação na Comunidade Shalom, segundo a Teoria da Autodeterminação
Autor(es): Ramos, Raphaell Sterfano de Araújo
Palavras-chave: Motivação
Terceiro Setor
Teoria da Autodeterminação
Data do documento: 7-Out-2016
Resumo: As organizações de Terceiro Setor são uma realidade em ascensão no nosso país. Cada dia mais a sociedade é testemunha do crescimento de fundações, associações, ONG´s entre outro no território nacional. Para tanto, o objetivo principal deste artigo é identificar, na Comunidade Católica Shalom, organização de Terceiro Setor, a motivação predominante encontrada nos seus membros, do gestor aos demais voluntários, tendo por base a Teoria da Autodeterminação, desenvolvida pelos professores estadunidenses Richard Ryan e Edward Deci. Para um melhor embasamento do tema motivação, foram trazidas à tona teorias clássicas da administração de autores como Maslow e Herzberg. A metodologia utilizada na análise foi uma abordagem quali-quantitativa, sendo uma pesquisa descritiva e tendo por método o estudo de caso. Este estudo foi desenvolvido na filial da Comunidade Shalom de Patos. A coleta dos dados foi feita por meio de uma entrevista, junto à gestora desta organização e um questionário repassado a uma amostra dos voluntários da mesma. O que se pode inferir, a partir dos resultados encontrados é que a comunidade Shalom apresenta, segundo a teoria da autodeterminação, os níveis mais altos de motivação, a motivação intrínseca e a extrínseca com regulação integrada, que levam a um comportamento autodeterminado, onde as atividades são realizadas pelo prazer que estas proporcionam, bem como pelos benefícios adquiridos nas mesmas atividades.
Descrição: RAMOS, R. S. A. Análise da motivação na Comunidade Shalom, segundo a Teoria da Autodeterminação. 2016. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13313
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raphaell Sterfano de Araujo Ramos.pdf734.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.