Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13323
Título: A implantação do laboratório de ensino de matemática na escola Maria Bezerra da Silva.
Autor(es): Maria José Neves de Amorim Moura
Remígio, Cláudio Cavalcante
Palavras-chave: Laboratório de matemática
Brincadeiras educativas
Ensino da matemática
Materiais manipuláveis (Matemática)
Data do documento: 18-Mar-2014
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a implantação de um (LEM) em uma escola pública, bem como algumas atividades desenvolvidas neste ambiente. O método escolhido para a realização da pesquisa foi à observação participante adotando a abordagem qualitativa. Adotamos a técnica do diário de campo e questionário com questões do tipo abertas. Os principais teóricos que acompanharam esse trajeto foram Lorenzato (2006), Peres (1993), Valente (1991) e Azevedo (1979) todos tratam da implementação de um (LEM). Ao pesquisarmos sobre os benefícios que esse espaço educativo traz para educadores e educandos, percebeu-se que ao utilizá-lo o professor pode vincular a teoria à prática através de atividades lúdicas que possam fazer com que o aluno tenha mais prazer em estudar matemática. Em contato com os materiais manipuláveis o aluno tem mais facilidade de observar e analisar conceitos, desenvolver o raciocínio lógico, crítico e científico. O professor muitas vezes desconhece o potencial de certos materiais manipulatórios, deixando de explorá-los. Percebe-se, então que é fundamental que eles tenham oportunidade de refletir sobre a sua aplicabilidade em sala de aula de forma que desperte o interesse dos alunos. E para concretizar toda essa teoria nada melhor do que a realização de oficinas, que permite aos alunos confeccionar, manipular, formar conceitos, trocar ideias, resolver situações problemas e registrar o seu raciocínio.
Descrição: REMÍGIO, C. C. A implantação do laboratório de ensino de matemática na escola Maria Bezerra da Silva. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13323
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudio Cavalcante Remígio.pdfPDF - Cláudio Cavalcante Remígio1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.