Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13382
Título: Exílio, utopia e escrita de si em Reinaldo Arenas.
Autor(es): Pereira, Francisco Vítor Macêdo
Palavras-chave: Escrita de si
Literatura espanhola
Reinado Arenas
Data do documento: 19-Mar-2017
Resumo: A escrita de Reinaldo Arenas (1943-1990) é a de quem sobrevive - não por medo, menos por missão, mas por exílio como sentimento de uma utopia vital de libertação. O poeta sonha em libertar-se em um lugar que sabe, ao mesmo tempo que desconhecido, sem tempo e imanente. Em Celestino antes del alba (1964) e em Antes que anochezca (1992), Reinaldo não tem de recuperar-se de ofensas, tem no dia de uma tragédia a libar da hybris de fazer-se quem ele é - um ultraje, um escândalo, um contestador perigoso, um vicioso escritor? Nesse dia inteiro de memórias, a serem libadas, dignas e belas de serem contadas e de serem vividas, o autor nos chama a comemorar a autobiografia dessa sua sobrevivência ingente - a muitas e a diversas formas de opressão. Contra a violência, ele se insurge - não com estratégia ou com tática, não a arrimar um bom front de sentidos e de profundos ideais, mas como quem goza de saber o que tem a viver, sem precisamente importar como, onde ou com quem. Exilado de seu tempo e de sua história, o autor constrói um sentido muito verdadeiro para os seus dias, trazidos com o melhor do que se pode gozar e com o mais que se deve sofrer
Descrição: PEREIRA, F. V. M. Exílio, utopia e escrita de si em Reinado Arenas. 2017. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13382
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Vítor Macêdo Pereira.pdfPDF - Francisco Vítor Macêdo Pereira1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.