Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13397
Título: O direito de greve dos servidores públicos no Brasil: uma análise acerca do recente posicionamento do Supremo Tribunal Federal
Autor(es): Cruz, Antônio André de Souza
Palavras-chave: Greve
Norma Constitucional
Servidor Público
Data do documento: 2016
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o direito de greve dos servidores públicos no Brasil. Salienta-se o recente posicionamento do Supremo Tribunal Federal - STF, onde foi decidido que o poder público deve promover os descontos salariais dos servidores grevistas. Através de uma pesquisa bibliográfica foi observado que no Brasil, a greve foi conquistada com muita luta. Sendo inicialmente considerada um delito, mas apenas com a Constituição Federal de 1988 é que ela passou a ser considerada um direito, propriamente dito. Entretanto, devido à complexidade do tema, o poder constituinte deixou inicialmente a greve para ser tratada em uma norma complementar e posteriormente passou a ser tratada por uma norma específica que até hoje não foi implementada. Hoje, a greve dos servidores públicos está limitada por uma decisão do STF. Conclui-se que a decisão do STF foi contrária ao que o constituinte, originário, inicialmente previa, sendo desta forma uma afronta ao texto da Carta Magna.
Descrição: CRUZ, A. A. de S. O direito de greve dos servidores públicos no Brasil: uma análise acerca do recente posicionamento do Supremo Tribunal Federal. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13397
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio André de Souza Cruz.pdfAntônio André de Souza Cruz352.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.