Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13421
Título: Paradigmas da educação do/no campo: estudo de caso no assentamento Nova Vivência Sapé - PB
Autor(es): Gomes, Rafael Maxi de Oliveira
Palavras-chave: Questão agrária
Educação do campo
Assentamento
Data do documento: 2014
Resumo: A questão agrária brasileira é marcada pelos grandes conflitos, onde de um ldo se encontra a grande massa trabalhadora e do outro os grandes capitalistas latifundiários detentores do poder no Espaço Agrário. Isso não acontece apenas na atualidade, mas desde a colonização do Brasil. Estes e outros fatores nos incentivaram a compreender um pouco mais sobre a questão agrária brasileira de modo geral e de maneira mais particular os paradigmas da Educação do Campo, que concomitantemente ao problema agrário, não são poucos. O referido trabalho ocorreu no Assentamento Nova Vivência zona rural do município de Sapé-PB. Objetivamos analisar a importância da Educação do Campo no processo de Reforma Agrária. Para chegarmos ao nosso objetivo e confirmarmos ou não nossas hipóteses, adotamos vários procedimentos metodológicos, inicialmente fizemos levantamentos bibliográficos, posteriormente prosseguimos com a pesquisa de campo, realizamos as entrevistas e os registros fotográficos. Dessa forma buscamos entender que a educação do/no campo tem características e necessidades próprias para o aluno do campo em seu espaço cultural, sem abrir mão de sua pluralidade como fonte de conhecimento em diversas áreas, nisso frisamos que uma educação do campo e para o campo é imprescindível.
Descrição: GOMES, R. M. de O. Paradigmas da Educação do/no Campo: estudo de caso no Assentamento Nova Vivência Sapé - PB. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13421
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Maxi de Oliveira Gomes.pdfRafael Maxi de Oliveira Gomes1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.