Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13427
Título: A aplicabilidade de políticas públicas no nordeste: canal adutor Acauã - vertente paraibana
Autor(es): Silva, Feliciana Laís Lima Alves da
Palavras-chave: Políticas públicas
Transposição de água
Recursos hídricos
Data do documento: 2014
Resumo: Na tentativa de encontrar soluções políticas para minimizar o problema da seca da parte setentrional do Nordeste do Brasil, obras foram executadas, entretanto pouco êxito foi obtido. Atualmente, antigas ideias ressurgem, e o governo federal elaborou um programa chamado “Projeto de Integração das Águas do Rio São Francisco” (PISF) com o escopo de transferir águas da Bacia o Rio São Francisco para abastecer as principais redes hidrográficas dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Para além do “Polígono das Secas”, o Ministério da Integração Nacional, em 2004, elabora o “Projeto Básico Canal Acauã-Vertente Paraibana” tendo em vista perenizar as Bacias Hidrográficas Litorâneas, esta é considerada a maior obra dos últimos 30 anos no Estado. Ambos os projetos são direcionados aos múltiplos usos e quando em exígua quantidade prioriza o abastecimento humano e dessedentação animal. Os Governos Federal e Estadual prometem água para o desenvolvimento socioeconômico, por conseguinte, a priori buscou-se analisar o Projeto de Transposição - PISF como um todo para poder avaliar as possibilidades de haver um desenvolvimento socioeconômico, justo, na região do Agreste e Litoral Paraibano por onde percorre o Canal Acauã-Vertente Paraibana. Para tanto, utilizamos acervos bibliográficos, sites, mapas, jornais locais e nacionais, além de visitas a alguns trechos das obras de ambos os Canais (PISF e Acauã-Vertente Paraibana) e ao Assentamento SAFRA no município de Santa Maria da Boa Vista/PE, campos intrínsecos para compreensão dialética de mundo. As obras dos canais se corporificam, ganham formas, e aumentam as promessas dos governos o que ocasiona fortes expectativas sob os nordestinos.
Descrição: SILVA, F. L. L. A. da. A aplicabilidade de políticas públicas no nordeste: canal adutor Acauã - vertente paraibana. 2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13427
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Feliciana Laís Lima Alves da Silva.pdfFeliciana Laís Lima Alves da Silva3.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.