Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13429
Título: Dinâmica do espaço: em destaque, a rua São Manoel, Guarabira-PB
Autor(es): Anselmo, Maria José da Silva
Palavras-chave: Transformação
Rua
Espaço urbano
Data do documento: 2014
Resumo: O presente trabalho trata das transformações ocorridas no espaço urbano na cidade de Guarabira PB, tendo como foco principal a Rua São Manoel, uma das mais antigas da cidade, e que vem experimentando mudanças de usos, em seu o espaço urbano. Este trabalho tem como objetivo analisar a área de estudo, através da observação local, da aplicação de questionários e entrevistas com a população local, para compreender as transformações ocorridas no espaço urbano a partir do crescimento da cidade de Guarabira; identificar os fatores positivos e negativos no processo de transformação, tanto comerciais como habitacionais da área em estudo. A metodologia utilizada se baseou na revisão bibliográfica, através de site, revistas, artigos eletrônicos e por pesquisa de campo onde foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com 22 (vinte e duas) pessoas que residem na Rua São Manoel, na faixa etária entre 33 a 90 anos, privilegiando aquelas com maior tempo de moradia. As pessoas foram questionadas a respeito das transformações vividas e percebidas acerca da Rua São Manoel. Nos últimos anos, os espaços públicos da Rua São Manoel têm sido alvo de transformação comercial tanto quanto habitacional. Para isso, teve as intervenções das ações governamentais e da sociedade guarabirense. As transformações que ocorrem, melhoram a vida das pessoas que residem na rua e em suas proximidades, e troxe efeitos tanto positivos como negativos.Os pontos positivos são percebidas, através dos primeiros investimentos em infraestrura que trouxe melhores condições de higiene, com a implantação de esgotos, alfalto da rua, melhorias que possibilitaram boas condições para moradia e para investir no comércio. Entre os pontos negativos destaqua-se em sua maioria os relacionados ao trânsito, seguido por poluição sonora e falta de calçadas. Entretanto, também foram apontados outros pontos negativos, pontos estes, que podemos dizer que estão relacionados de forma direta com os anteriores, como por exemplo a falta de quebra molas, falta de iluminação, entulho de construção depositados nas calçadas.Consideramos que todas as mudanças estabelecidas no espaço urbano da Rua São Manoel ocorreram paulatinamente, acompanhado o próprio processo de expansão da cidade de Guarabira a exigir, continuamente, de novas áreas para a produção e reprodução de seu espaço urbano. Por fim, esperamos que todas as transformações na Rua São Manoel, continuem trazendo melhorias a vida de quem reside nela, e que possam ser realizadas de forma ordenada para que problemas como o do trânsito na rua sejam solucionados, isso pode ser possível com a ajuda do poder público local e o incentivo da conscientização da população.
Descrição: ANSELMO, M. J. da S. Dinâmica do espaço: em destaque, a rua São Manoel, Guarabira-PB. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13429
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José da Silva Anselmo.pdfMaria José da Silva Anselmo1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.