Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13434
Título: O uso da internet no ensino de Geografia da educação básica: realidades, desafios e propostas
Autor(es): Silva, Sidney Nunes da
Palavras-chave: Internet
Práticas pedagógicas
Educação básica
Data do documento: 2014
Resumo: A importância que a internet, no âmbito das Novas Tecnologias de Informação (NTICs) e a geografia, no âmbito do conhecimento curricular da educação, tem na formação dos alunos da educação básica, e para a sociedade é inquestionável. Nesse sentido, este artigo propõe como objetivo geral analisar a internet como ferramenta importante para as aulas de Geografia, apontando sugestões de caminhos para o seu uso na educação, no contexto do processo de ensino/aprendizagem de Geografia. O estudo tem como cenário da pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho, localizada na cidade de Guarabira/PB. Para sua realização, foi feito um estudo bibliográfico sobre o tema e um estudo de caso, por meio da aplicação de um questionário contendo perguntas sobre os aspectos relacionados à formação, ao perfil profissional dos docentes e ao seus discursos sobre a utilização da internet nas aulas de Geografia. Os resultados obtidos informam que a grande maioria dos entrevistados não faz uso de internet nas suas aulas. Quanto aos critérios, conteúdos e estratégias utilizadas pelos docentes que fazem uso dessa ferramenta, os dados revelam que a sua utilização ainda se restringe a pesquisas temáticas. Para os professores que não fazem uso dessa mídia, os argumentos também deixam refletir o desconhecimento das diferentes maneiras de explorar a Geografia utilizando a web, além de demonstrarem uma concepção equivocada sobre as consequências cognitivas do seu uso, relacionando-o à preguiça e comodismo. Sugere-se, por fim, a busca por uma formação reflexiva sobre o uso de mídias no processo de ensino e aprendizagem, em especial do uso da internet no sentido que estes possam transformar suas aulas em um espaço de interatividade, contextualizado à realidade que seus alunos vivenciam.
Descrição: SILVA, S. N. da. O uso da internet no ensino de Geografia da educação básica: realidades, desafios e propostas. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13434
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sidney Nunes da Silva.pdfSidney Nunes da Silva848.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.