Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13444
Título: Dois aspectos da melancolia em Nada, de Carmen Laforet
Autor(es): Souza, Anna Paula Aires de
Palavras-chave: Carmen Laforet
Melancolia na literatura
Romance espanhol
Pós-guerra civil (Espanha)
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o romance Nada, primeiro da autora espanhola Carmen Laforet, publicado em 1944, em que se narra a história de uma jovem que, ao sair do interior da Espanha no período pós-guerra civil para viver com seus familiares maternos e estudar em Barcelona, depara-se com uma realidade diferente da que esperava. O estudo tem como objeto as representações da melancolia, na narrativa de Nada, especialmente em relação à protagonista, para o que dialogamos, também, com algumas reflexões teóricas de Freud e Walter Benjamin. Segundo Freud (1967), a melancolia é um estado ocasionado como reação a uma perda, que pode ser tanto real quanto ideológica e/ou imaginada, causando dor, tristeza, cessar de interesse pelo mundo – características comuns ao luto – e, principalmente, uma diminuição do amor próprio, aspecto em que se singulariza. Walter Benjamin (1985) por sua vez, analisa a melancolia como uma via de reflexão crítica. Este estudo constata e analisa essas duas faces da melancolia na diegese do romance de Laforet, bem como os mecanismos narrativos que conferem à narradora um papel discursivo-reflexivo marcado tanto pelas experiências de perda simbólica que caracterizam o contexto histórico pós-guerra civil, na Espanha, quanto de elaboração, na linguagem da narrativa, de caminhos que, em alguma medida, respondem à necessidade de elaboração da própria história a partir das ruínas do passado e do presente.
Descrição: SOUZA, A. P. A. Dois aspectos da melancolia em Nada, de Carmen Laforet. 2016. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13444
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anna Paula Aires de Souza.pdfPDF - Anna Paula Aires de Souza2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.