Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13445
Título: Gêneros textuais e abordagem da variação linguística: seleção e reflexão no livro didático de português
Autor(es): Cordeiro, Jaine Caroline Alves
Palavras-chave: Variação linguística
Livro didático
Língua materna
Ensino da língua portuguesa
Data do documento: 5-Abr-2017
Resumo: As variações linguísticas possuem um papel importantíssimo neste processo de mudança, tendo em vista que é a partir dessas diversidades que novas palavras ou expressões surgem, podendo estas serem consideradas, dependendo do seu grau de expansão, pertencentes próprias de uma determinada língua. É válido salientar que o ensino sobre variação linguística, nas escolas brasileiras, deve buscar apresentar esta temática cautelosamente, uma vez que os atuais PCN reforçam a necessidade da não reprodução do preconceito linguístico nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa (de agora em diante LDP). Neste contexto surge à necessidade de se desenvolver uma análise de como o ensino de variação linguística está sendo abordado nas escolas e, mais propriamente, nos LDP. Para isto utilizamos como objeto de análise o livro “Ser Protagonista” elaborado por Ricardo Gonçalves Barreto, nos três níveis do ensino médio, focalizando as seções que apresentam como temática o trabalho com a variação da linguagem. É interessante destacar que o livro aqui analisado corresponde ao manual escolhido para o trabalho com o Ensino Inovador Integral (EII) na Escola Estadual de Ensino Médio José Leite de Souza em monteiro-PB, ensino este que objetiva propor uma abordagem compatível com as tendências teóricas da contemporaneidade. O presente trabalho remete a uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e analítico, constituindo-se de três capítulos, sendo o primeiro voltado para uma análise da “variação linguística e o ensino de língua materna” relacionando questões voltadas ao estudo da sociolinguística no Brasil. Já o segundo capítulo intitulado como: “variação e o livro didático de português” apresenta uma reflexão acerca das propostas lançadas nos Documentos Parametrizadores Educacionais, no que concerne à temática aqui discutida. Por fim, o terceiro e último capítulo possuindo como título: “O texto no livro didático e as seções de variação” aponta discussões acerca da aprendizagem sobre variação no ensino médio brasileiro, bem como a importância do estudo dos gêneros textuais em sala de aula. Para fundamentar esta pesquisa, utilizamos como suporte teórico as reflexões de alguns autores da língua, tais como Bakhtin (1997), Barbosa (2011), Bagno (2007), Dionísio (2005), Koch (2011), Travaglia (1996), Brasil (1997), Possenti (1996), entre vários outros estudiosos da área. O principal objetivo aqui traçado está diretamente ligado a necessidade de se desenvolver pesquisas que valorizem a aprovação de um modelo de LDP que apresente uma coerente seleção de textos, no que concerne ao ensino de variação linguística, buscando, desse modo, viabilizar a ampliação dos conhecimentos linguísticos do aluno, bem como de suas habilidades frente às práticas de leitura, escrita e oralidade, para que este, ao utilizar-se dos saberes aqui discutidos, seja capaz de alcançar seu próprio desenvolvimento profissional e de contribuir ativamente para o desenvolvimento da sociedade que o rege.
Descrição: CORDEIRO, J. C. A. Gêneros textuais e abordagem da variação linguística: seleção e reflexão no livro didático de português. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13445
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaine Caroline Alves Cordeiro.pdfPDF - Jaine Caroline Alves Cordeiro39.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.