Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13466
Título: Educação Estatística: Analisando os erros dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Borba, Silvana da Costa
Palavras-chave: Análise de erros
Educação Matemática
Educação Estatística
Ensino de Estatística
Data do documento: 7-Abr-2017
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar os erros dos alunos ao resolver problemas envolvendo Educação Estatística. A pesquisa foi realizada em uma turma do 9º ano de uma Escola Estadual na cidade de Solânea – PB. Os principais teóricos que nos orientaram foram: Bianchini (2015), Cury (2007), Guérios, Agranionih e Zimer (2014) e Walichinski (2012) entre outros. Para realizar a pesquisa foram utilizados dois questionários. O primeiro, aplicado à professora titular da turma, que tinha por objetivo traçar o perfil da educadora e conhecer o livro didático de Matemática utilizado pelos alunos sujeitos desse estudo e os conteúdos referente à Educação Estatística estudado por eles nesse ano letivo. O segundo, aplicado aos alunos, envolvendo os conteúdos citados pela professora. Os resultados encontrados foram: Os alunos tiveram dificuldades ao resolver problemas envolvendo educação estatística, no qual esses erros cometidos por eles foram classificados em duas categorias, os Erros de Natureza Linguística e de Natureza Matemática. Assim, concluiu-se que os conceitos referentes ao eixo da Educação Estatística não foram consolidados pelos alunos do 9º ano, sujeitos desse estudo.
Descrição: BORBA, S. da C. Educação Estatística: analisando os erros dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13466
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvana da Costa Borba.pdfPDF - Silvana da Costa Borba11.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.