Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13482
Título: Livro didático, prática docente e ensino de gramática no Cariri Paraibano: novos tempos, novos hábitos?
Autor(es): Ribeiro, Natássia Thais do Nascimento
Palavras-chave: Gramática normativa (Língua portuguesa)
Prática docente
Livro didático
Análise linguística
Data do documento: 7-Abr-2017
Resumo: Este trabalho centra-se na relação entre livro didático (LD) e prática docente. Nosso principal objetivo foi observar se os atuais livros didáticos de língua portuguesa, supostamente sintonizados com a “virada pragmática no ensino de língua materna” (RANGEL, 2001), influenciam a prática do professor em se tratando do ensino de gramática. Para tanto, foi necessária a utilização de diversos instrumentos de análise. Iniciamos pela entrevista semiestruturada com uma professora do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) de Ouro Velho, município do Cariri paraibano, objetivando perceber o posicionamento desta a respeito do LD por ela utilizado. Em seguida, utilizamos a resenha do Guia do PNLD sobre o LD trabalhado pela professora em questão, a fim de percebemos se o posicionamento verbal dela em relação ao livro condiz com o que a resenha expõe sobre este. Finalizada esta etapa, realizamos a análise de dois capítulos do referido LD. Por fim, partimos para as observações em sala de aula, no 6º ano do Ensino Fundamental II, tendo como intuito constatar se o tratamento dado pela professora aos conhecimentos linguísticos-gramaticais é condizente com suas afirmações a esse respeito durante a entrevista . Nossa análise mostrou que a professora considera o LD por ela utilizado bastante “contextualizado”, por trabalhar sempre a partir de textos; assim, ela afirma ensinar gramática a partir do LD, mas não leva em consideração o fato de este, muitas vezes, usar o texto como pretexto, a serviço do ensino da metalinguagem gramatical desvinculada de produção de sentidos. Percebemos, através do posicionamento e da prática da docente em sala de aula, que ela parece não dar a devida importância aos conhecimentos linguístico-gramaticais, uma vez que ,durante o tempo de observação, vimos que o trabalho com estes conhecimentos foi mínimo e, quando realizado, foi feito desvinculado das atividades de leitura/produção, o que configura um ponto negativo, uma vez que a prática de Análise Linguística (AL) tem como principal objetivo trabalhar os conhecimentos gramaticais a serviço destas atividades.
Descrição: RIBEIRO, N. T. N. Livro didático, prática docente e ensino de gramática no Cariri Paraibano: novos tempos, novos hábitos?. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13482
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natássia Thais do Nascimento Ribeiro.pdfPDF - Natássia Thais do Nascimento Ribeiro3.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.