Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13483
Título: Análise da utilização das informações contábeis no processo de concessão de crédito no município de Sumé: o caso do Crediamigo
Autor(es): Barros, Régia Viviane de Azevêdo
Palavras-chave: Informações contábeis
Crediamigo
Microcrédito
Data do documento: 10-Abr-2017
Resumo: A Informação Contábil é um instrumento de utilização para usuários internos e externos, para que as instituições possam oferecer crédito com segurança e os tomadores tenham um controle das suas atividades. O presente estudo tem como objetivo identificar as informações contábeis financeiras preponderantes utilizadas no processo de decisão de concessão de crédito pelo programa Crediamigo do Banco do Nordeste. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi um estudo de caso aplicado a funcionários do Crediamigo – coordenadores, assessores ou agentes de crédito e administrativos - responsáveis pelo recolhimento e utilização das informações através de instrumentos como o fluxo de caixa e o balanço patrimonial. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado em blocos de questões abordando desde as características da instituição e dos entrevistados até as informações contábeis financeiras na concessão do crédito, as informações levantadas no processo de decisão de crédito e a utilidade das informações contábeis nesse processo, sendo analisados através da utilização da técnica de análise de conteúdo, visando alcançar o objetivo da pesquisa que é identificar as informações contábeis financeiras preponderantes utilizadas no processo de decisão de concessão de crédito para micro e pequenos empreendedores atendidos pelo programa de micro crédito, o Crediamigo. Os resultados encontrados com a aplicação desse questionário revelam que a informação contábil é o principal método para verificar o limite de crédito concedido através da capacidade de repagamento do tomador e principalmente para verificação do risco de cada operação, através das demonstrações do fluxo de caixa e levantamento patrimonial. O Crediamigo utiliza a Informação Contábil como forma de prevenir os riscos ao processo de concessão de crédito e como fonte necessária para a orientação do concessor para com o tomador. Pois sendo o Crediamigo um programa que abrange boa parte do cariri paraibano e tem grande importância para o desenvolvimento econômico e social da região.
Descrição: BARROS, R. V. A. Análise da utilização das informações contábeis no processo de concessão de crédito no município de Sumé: o caso do Crediamigo. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13483
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Régia Viviane de Azevêdo Barros.pdfPDF - Régia Viviane de Azevêdo Barros22.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.