Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13559
Título: Psicanálise e cinema: Mulholland Drive sob a ótica psicanalítica
Autor(es): Sales, Ana Clara Luna
Palavras-chave: Psicanálise
Linguagem fílmica
David Lynch
Data do documento: 27-Abr-2017
Resumo: O cinema e a Psicanálise são contemporâneos, é o ano de 1895 que marca o princípio de ambos. Porém, além dessa relação, existem outras associações possíveis entre esses dois temas. O presente trabalho apresenta uma articulação entre a psicanálise freudiana e lacaniana com o cinema do diretor americano David Lynch, para isso será utilizado o filme Mulholland Drive de 2001. Inicialmente será feita uma breve introdução à história do cinema, da arte e da relação desses dois elementos com a psicanálise, isso servirá como embasamento para a discussão sobre a obra. Da estética aos significados “ocultos” presentes no filme Mulholland Drive, a análise foi feita através de temas sobre cinematografia e sobre psicanálise e, dessa maneira, foi possível compreender ambas as linguagens e como uma pode relacionar-se com a outra.
Descrição: SALES, A. C. L. Psicanálise e cinema: Mulholland Drive sob a ótica psicanalítica. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13559
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Clara Luna Sales.pdfPDF - Ana Clara Luna Sales7.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.