Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13570
Título: Regime especial da coisa julgada relativa às questões prejudiciais incidentais no novo Código de Processo Civil
Autor(es): Quixaba, Ana Carolina Fernandes
Palavras-chave: Coisa julgada
Imutabilidade
Questão prejudicial
Regime tradicional
Regime especial
Data do documento: 24-Jan-2017
Resumo: Este trabalho monográfico tem como principal objetivo apresentar um novo e importante instituto trazido ao ordenamento processual civil com a promulgação do lei 13.105, de 16 de março de 2015, novo Código de Processo Civil. O regime especial da coisa julgada relativa às questões prejudiciais incidentais, instituído pelo novo CPC, excluiu do sistema processual a ação declaratória incidental, de modo que, hoje, desde que obedecidos os requisitos cumulativos impostos pelo novo sistema, as questões prejudiciais incidentais terão a possibilidade de serem analisadas e decididas com força de coisa julgada. O novo regime permitirá que essas questões sejam alcançadas pela imutabilidade e indiscutibilidade, independentemente de pedido expresso de qualquer das partes. Através de uma pesquisa eminentemente bibliográfica, este trabalho procurou trazer o conceito, requisitos, peculiaridades, vantagens do novo regime, bem como suas diferenças com o regime tradicional já conhecido por todos, sendo seu principal desiderato alcançar uma exposição satisfatória do novo instituto sem o intento de exaurir o tema, mas sim levantar questionamentos e enaltecer sua relevância frente às questões práticas apresentadas ao judiciário brasileiro.
Descrição: QUIXABA, A. C. F. Regime especial da coisa julgada relativa às questões prejudiciais incidentais no novo Código de Processo Civil. 2017. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13570
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carolina Fernandes Quixaba.pdfAna Carolina Fernandes Quixaba501.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.