Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13590
Título: Verificação da aplicação do modelo de Nagalli para estimativa dos resíduos da construção civil em uma obra de alvenaria estrutural
Autor(es): Araújo, Yuri de Andrade
Palavras-chave: Modelo de Nagalli
Resíduos sólidos
Resíduos de construção civil
Geração de resíduos
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: No Brasil, a construção civil, na forma que é conduzida, é uma grande geradora de resíduos, pois os processos construtivos empregados corroboram para que ocorra desperdício na execução da obra, uma vez que, os processos são de conversão e não de montagem. A destinação final dos resíduos também é um grande problema, por que os bota-foras ilegais ainda são o destino dos Resíduos da Construção Civil (RCC) em muitos municípios do Brasil. A solução efetiva para a geração de resíduos, considerando-se ainda as especificidades regionais, são ações integradas dos governos municipal, estadual e federal com a iniciativa privada. A quantificação dos RCC é uma etapa fundamental no gerenciamento, pois é o momento onde toda a logística de resíduos da obra é estabelecida. A presente pesquisa propõe compreender o comportamento dos RCC para ajustar o modelo de André Nagalli aos dados obtidos em uma determinada empresa de construção civil. Assim, além de estimar a geração de resíduos da construção civil com maior exatidão, objetiva-se também uma comparação com índices observados por pesquisadores em obras no Brasil e no exterior. A forma de ajuste utilizada para o modelo foi à regressão não linear, pois é mais apropriado, uma vez que, a geração de resíduosgeralmente não é linear. O método de Nagalli considera a experiência e/ou treinamento da equipe, processo construtivo utilizado na obra, nível de controle da obra e a flexibilização temporal para execução das atividades. Foram estimados dois dos quatro coeficientes indicados pelo autor, são eles: experiência da equipe e nível de controle da obra. Os resultados de ajuste mostraram-se satisfatórios, apresentando um modelo preditivo e significativo, além de apresentar um erro, diferença do valor real e estimado pelo modelo, praticamente nulo.
Descrição: ARAÚJO, Y. de A. Verificação da aplicação do Modelo de Nagalli para estimativa dos resíduos da construção civil em uma obra de alvenaria estrutural. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13590
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yuri de Andrade Araújo.pdfPDF - Yuri de Andrade Araújo9.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.