Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13597
Título: Atenção primária à saúde da pessoa com hipertensão arterial sistêmica no contexto brasileiro
Autor(es): Sousa, Edvânia Patrício de
Palavras-chave: Hipertensão arterial sistêmica
Atenção primária à saúde
Saúde da família
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Objetivo: Analisar a atenção à pessoa com hipertensão arterial sistêmica na atenção primária no Brasil. Método: Estudo transversal utilizando dados secundários da avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica no Brasil, com a participação de 8.331 equipes de atenção básica. Recorreu-se ao teste qui-quadrado de proporção para verificar diferenças entre as regiões brasileiras e organização da atenção a pessoa com hipertensão arterial sistêmica. Para variável tempo de espera para primeira consulta foi aplicado o teste Kruskal-Wallis. Resultados: a maioria dos participantes foi de enfermeiros (n= 7.571; 90,9%). Quanto ao tempo de atuação dos entrevistados na atenção básica, verificou-se que a maioria (59,2%) possui mais de três anos de atuação. Das equipes avaliadas 68,6% são Equipes de Saúde da Família com Saúde Bucal. A Região Nordeste possui o maior predomínio das Equipes de Saúde da Família com Saúde Bucal (83,6%) e o menor predomínio encontra-se na Região Sudeste (57,7%). Em relação a organização da agenda e coordenação do cuidado à pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica; 99,5% com programação da oferta de consultas e ações; 52,9% com agendamento de consultas em qualquer dia da semana e em qualquer horário; 97,5% utilizam fichas para cadastro ou acompanhamento de pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica. A coordenação de fila de espera e o acompanhamento de usuários são realizados por 60,3% dos entrevistados. As ações educativas ofertadas à prevenção e tratamento da HAS foram referidas por 93,5% dos profissionais entrevistados; 93,1% dos ACS realizam a busca ativa de hipertensos faltosos. Conclusão: O estudo evidenciou que a atenção à pessoa com hipertensão arterial sistêmica é uma realidade no contexto da atenção primária no Brasil. Percebe-se diferenças na organização do cuidado a pessoa com HAS entre as regiões brasileiras.
Descrição: SOUSA, E. P. de. Atenção primária à saúde da pessoa com hipertensão arterial sistêmica no contexto brasileiro. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13597
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvânia Patrício de Sousa.pdfPDF - Edvânia Patrício de Sousa5.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.