Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13636
Título: A teoria e a prática da avaliação escolar no discurso dos professores
Autor(es): Barbosa, Reginaldo Borges
Palavras-chave: Avaliação escolar
Exame
Prova
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário a professores da E.E.E.F.M. professor Raul Córdula, localizada na cidade de Campina Grande, realizada em novembro de 2014. O tema da investigação é a avaliação escolar. A avaliação, que muitas vezes é, equivocadamente, denominada por provas/testes ou exames, não pode ser vista apenas como o ato de verificar a capacidade de memorização dos alunos e muito menos de selecionar os “bons”, como vem sendo, por muitos anos, confundida. A avaliação precisa ser encarada como forma de fazer com que o aprendizado se torne pertinente a todos os alunos, e não como forma de exclusão ou reprovação. Esta pesquisa sobre o tema em foco, a saber, avaliação, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos professores para colocar em prática formas de avaliações que superem o tradicionalismo das provas, estas ainda bastante utilizadas como principal mecanismo de avaliação. Diante da investigação do processo histórico por qual passou o conceito de avaliação, das pesquisas de autores que são especialistas no assunto e das respostas dos professores que estão em sala de aula, podemos constatar que a avaliação escolar é assumida no discurso dos professores como parte integrante do processo ensino aprendizagem, mas que neste mesmo discurso ainda encontramos a presença da concepção tradicional da avaliação, principalmente quando citam a prova como instrumento para media o que o aluno aprendeu.
Descrição: BARBOSA, Reginaldo Borges. A teoria e a prática da avaliação escolar no discurso dos professores. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13636
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - REGINALDO BORGES BARBOSA.pdf723.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.