Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13666
Título: A Geografia e o desafio dos alunos diante das novas tecnologias
Autor(es): Silva, Ivone Firmino da
Palavras-chave: Novas Tecnologias na Educação
Ensino da geografia
Ensino Médio
Data do documento: 29-Out-2014
Resumo: O mundo passa por transformações constantes, onde as informações circulam instantaneamente. A Geografia também deve estar em seu pleno processo de desenvolvimento, pois o meio onde se vive, precisa dessas mudanças. Por isso é que a tecnologia tem sua contribuição para que o espaço geográfico seja melhor estudado e compreendido. Esta monografia tem como objetivo estudar a visão que os alunos do ensino médio têm sobre a importância do uso de novas tecnologias no ensino da Geografia. De acordo com os estudos realizados, constata-se que a tecnologia é de suma importância para facilitar sua aprendizagem. Para respaldar a base teórica do tema escolhido, foram feitas pesquisas em vários autores, entre eles, Gomes e Andrade, Valente e Santos. Com base nestes autores, a tecnologia veio para mostrar novas formas de ensino. O que não basta só copiar modelos tecnológicos e implementá-los nas escolas como novos currículos ou projetos pedagógicos. Os professores e os alunos também devem estar capacitados e preparados para saberem enfrentarem as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. O computador não é apenas um instrumento que ensina o aprendiz, deve ser uma ferramenta útil. O ensino e o aprendizado da Geografia, através dos recursos tecnológicos, devem estar inter-relacionados e ligados ao cotidiano do aluno/professor, para que as tecnologias tornem mais adequadas nas aulas e possam auxiliar no procedimento do ensino e da aprendizagem no meio educacional. Para dar continuidade à monografia, fez-se pesquisa de campo, que teve como sujeitos os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio do Colégio Batista de Itaporanga. Com os resultados, através das respostas dadas pelos estudantes destas séries, confirmam o entendimento dos autores citados anteriormente, pelo fato da maioria aprovar a importância do uso da tecnologia no ensino da Geografia. Após as pesquisas realizadas nas diversas bibliografias e sites relacionados, e as análises dos dados dos questionários respondidos pelos alunos. Conclui-se que a tecnologia pode contribuir para a prática pedagógica, tanto para os professores como para os estudantes.
Descrição: SILVA, Ivone Firmino da. A Geografia e o desafio dos alunos diante das novas tecnologias. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13666
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - IVONE FIRMINO DA SILVA.pdf681.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.