Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1366
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Paula Martiniano | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-30T19:01:53Z | - |
dc.date.available | 2013-07-30T19:01:53Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 379 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1366 | - |
dc.description | RODRIGUES, P. M. O projeto político-pedagógico: o elemento essencial para a organização do espaço escolar. 2012. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas surgiram novas metodologias na tentativa de qualificar o ensino.Será nessa visão que focaremos o tema do PPP, um tema de grande relevância para a organização escolar; ele é sem duvida uma forma para realizar a prática pedagógica. Uma das perspectivas democráticas já consideradas é a necessidades de a escola repensar sua organização e o PPP deve ser a síntese dos objetivos da escola, sociais, políticos, metodológicos etc. O presente trabalho tem como objetivo abordar o Projeto Político-Pedagógico e sua construção no espaço escolar a partir da interação com os responsáveis pela sua construção que são: professores, gestores, pais, alunos, ou seja, todos que fazem parte da escola. Teve como campo de pesquisa a escola Joaquim Braz Pereira, retratando o tempo de aluna e agora como pesquisadora, para tentarmos entender o porquê de o PPP ainda estar em construção. Para realizar tal tarefa buscamos o auxilio teórico na autora Ilma Passos Veiga. A pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa e se aproxima da pesquisa etnográfica. Sua estrutura textual está dividida em introdução, três capítulos teóricos e as considerações finais. Nas considerações apontamos três elementos de ordem conclusiva: a escola investigada não possui PPP, a não mobilização para um planejamento assertivo e eficaz, não há uma cultura escolar voltada para a investigação que possibilita a problematização e a busca por soluções dos problemas inerentes ao ambiente escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Izandra Falcão Gomes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.title | O projeto político-pedagógico: o elemento essencial para a organização do espaço escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Paula Martiniano Rodrigues.pdf | Paula Martiniano Rodrigues | 2.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.