Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13723
Título: A redução da maioridade penal versus os fins da administração pública
Autor(es): Lira, Gilvan Rolim de
Palavras-chave: Maioridade penal
Cláusula Pétrea
Estatuto da Criança e do Adolescente
Administração Pública
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: O presente artigo científico tem como objetivo tratar e discutir a redução da maioridade penal no Brasil, no âmbito do Direito Penal, visando à violência praticada por adolescentes em conflito com a lei, que atualmente tem repercutido nacionalmente. Enfoca-se a inimputabilidade penal no ordenamento pátrio, que é fixada a partir dos 18 anos de idade, conforme estabelece o Artigo 228 da Constituição Federal, em consonância com o Código Penal Brasileiro e o Estatuto da Criança e do Adolescente. A divergência doutrinária quanto à redução da maioridade penal consiste em ela ser ou não cláusula pétrea. As discussões da matéria com as Propostas de Emenda à Constituição Federal no Congresso Nacional, bem como a falta de cumprimento efetivo das normas vigentes do ordenamento jurídico pátrio e a ausência de políticas públicas por parte do Estado, contradizem os fins da administração pública, cujo objetivo é o bem comum da coletividade. Outrossim, pretende-se identificar a eficiência da lei, caso aprovada a Emenda à Constituição sobre o tema, e se terá resultados positivos quanto à diminuição da violência juvenil. Este trabalho foi elaborado por intermédio de uma pesquisa bibliográfica em códigos, na Constituição Federal, em livros e revistas especializadas, como também na internet. Ademais, o que se deve fazer para a solução da criminalidade é investir na educação de qualidade e em período integral, além de fazer um ajuste no ECA para, nos casos de menores assassinos, aumentar de três para seis ou oito anos o tempo de internação.
Descrição: LIRA, Gilvan Rolim de. A redução da maioridade penal versus os fins da administração pública. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13723
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvan Rolim de Lira.pdf517.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.