Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13724
Título: Anotações acerca do racismo no futebol brasileiro: a ineficácia do caráter repressivo e educativo das punições no combate as práticas racistas
Autor(es): Rocha, Yago Grisi Araújo
Palavras-chave: Racismo no futebol
Injúrias raciais
Futebol brasileiro
Data do documento: 27-Mai-2016
Resumo: Devido a dificuldade de escravizar os indígenas que viviam no Brasil, os portugueses começaram a trazer escravos para o trabalho nos engenhos de cana-de-açúcar, submetidos a trabalhos forçados, exaustivos e nos quais eram duramente reprimidos. Porém após a abolição da escravatura não foram realizados projetos ou leis que permitissem os ex - escravos se inserir de forma efetiva na sociedade, fazendo que estes continuassem sendo considerados inferiores, segregados, gerando um comportamento preconceituoso que perdura até os dias atuais, marginalizando seus costumes, cultura e crenças. No futebol, não se tornou diferente o comportamento primitivo que advém do tempo da colonização. Hodiernamente a maioria das pessoas que não detém o conhecimento mais minucioso do Direito, acredita que o crime de racismo e o de injúria preconceituosa constitui-se em um mesmo tipo penal. O artigo se propõe a analisar a questão de como o abrandamento das punições contribui para a reiteração das práticas racistas dentro do futebol partindo da analise do ordenamento direcionado ao futebol no Brasil e as punições nele presentes, diferenciando racismo de injúria racial e estudando casos ocorridos nacionalmente observando a maneira como a lei foi aplicada. Relevante é analise de situações como a do racismo no âmbito futebolístico, tendo em vista a influencia que este esporte exerce na nossa população, servindo, inclusive, de reflexo para os indivíduos que nela habitam. Como metodologia aplicada a este trabalho, desenvolvemos uma pesquisa exploratória e descritiva, a partir do uso de procedimento técnico da pesquisa bibliográfica. O método utilizado foi o dedutivo e a abordagem qualitativa, e a técnica utilizada foi a revisão bibliográfica.
Descrição: ROCHA, Yago Grisi Araújo. Anotações acerca do racismo no futebol brasileiro: a ineficácia do caráter repressivo e educativo das punições no combate as práticas racistas. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13724
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yago Grisi Araújo Rocha.pdf586.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.