Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13736
Título: A questão da titularidade do mandato político: uma análise do princípio da soberania popular à luz da atual ordem jurídica
Autor(es): Palmeira, Bruno Aquino do Nascimento
Palavras-chave: Partido Político
Fidelidade Partidária
Soberania Popular
Democracia
Data do documento: 11-Mai-2017
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado ao princípio da soberania popular pela Constituição de 1988 e sua interpretação jurisprudencial quando se choca ao princípio da fidelidade partidária para, daí, extrair uma conclusão sobre quem é, de fato, o titular do mandato político. Ao longo desse estudo serão tecidas algumas críticas pertinentes a esta matéria apoiando-se, sobretudo, na teoria política do contrato social inaugurada por Jean-Jacques Rousseau e nas origens históricas das agremiações partidárias, buscando entender os alicerces dos mencionados princípios, sem esquecer, contudo, a necessidade de adequar a teoria à realidade da maneira mais fiel possível aos princípios democráticos. A análise também pondera acerca dos institutos de intervenção popular direta, com ênfase na possível aplicação do recall a este rol, assim como as distorções próprias do sistema proporcional de listas abertas aplicado no Brasil. Além disso, essa revisão bibliográfica usou o método dedutivo na investigação de soluções viáveis para sanar as problemáticas suscitadas as quais serão apresentadas e discutidas minuciosamente.
Descrição: PALMEIRA, Bruno Aquino do Nascimento. A questão da titularidade do mandato político: uma análise do princípio da soberania popular à luz da atual ordem jurídica. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13736
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Aquino do Nascimento Palmeira.pdf923.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.