Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13741
Título: Deserdação e indignidade: a carência de causas legais e a necessidade de reforma
Autor(es): Santos, Luana Palmeira dos
Palavras-chave: Processo Civil
Indignidade
Deserdação
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Após quatorze anos da sanção do Código Civil de 2002 no Brasil, é inegável a necessidade de adequar algumas normas à realidade cotidiana atual. Este trabalho pretende abordar novas modalidades de deserdação e indignidade além das hipóteses taxativas estabelecidas na lei civil vigente. Em primeiro momento apresentam-se conceitos e características acerca da capacidade sucessória, apontando quem tem legitimidade ativa e passiva na sucessão. Em seguida discorre-se sobre os excluídos da sucessão, apontando o instituto da deserdação, seus concei-tos, requisitos e características, especificando cada uma das hipóteses legais. Por fim, apresentam-se as movimentações jurisprudenciais que reforçam o rol taxativo e projetos de lei em tramitação acerca do tema proposto, e logo em seguida faz-se uma abordagem a algumas modalidades contemporâneas capazes de ensejar a deserdação no testamento, bem como sugere-se reforma e flexibilização no rol da indignidade, conferindo-se especial dedicação à necessidade de adequação da legislação aos dias atuais. Para realização do presente trabalho será realizada pesquisa em artigos jurídicos, bibliográfica e jurisprudencial, e utilizado o método dedutivo, cujo propósito consiste em explicar o conteúdo das premissas para efetuar as conclusões.
Descrição: SANTOS, Luana Palmeiras dos. Deserdação e indignidade: a carência de causas legais e a necessidade de reforma. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13741
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Palmeira dos Santos.pdf505.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.