Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13756
Título: A execução provisória da pena: análise do novo posicionamento do Supremo Tribunal Federal a partir do HC nº 126.292
Autor(es): Dias, Eloisa Oliveira
Palavras-chave: Presunção de inocência
Execução provisória
Inconstitucionalidade
Supremo Tribunal Federal
Data do documento: 13-Out-2016
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a execução provisória da pena a partir do novo posicionamento do STF no julgado do HC nº 126.292, uma vez que a mais alta Corte, na apreciação deste HC, entendeu que uma condenação em segundo grau de jurisdição pode ser executada de imediato. Diante deste cenário, buscamos responder a seguinte questão: essa decisão viola o texto constitucional no que se refere à garantia fundamental da presunção de inocência? Essa pergunta foi motivada pelo fato de que na Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, inciso LVII, está expressamente claro que ninguém será condenado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. A importância desse trabalho se reflete em que a análise do HC 126.292 é tema recentíssimo, sendo ponto de conflito não apenas dentro dos tribunais pátrios, mas também dentro da doutrina especializada. A metodologia científica adotada para este trabalho é de caráter bibliográfico e documental, com consultas a obras e artigos que tratam do tema e ao ordenamento jurídico pátrio que regulamenta o assunto, além dos votos dos Ministros do STF proferidos neste julgado, tendo se chegado a conclusão de que a Suprema Corte, na decisão proferida no Habeas Corpus em questão, atuou como legislador positivo ao relativizar o princípio constitucional da presunção de inocência, contrariando flagrantemente o texto constitucional.
Descrição: DIAS, Eloisa Oliveira. A execução provisória da pena: análise do novo posicionamento do Supremo Tribunal Federal a partir do HC nº 126.292. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13756
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eloisa Oliveira Dias.pdf853.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.