Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13760
Título: Alienação parental e as possíveis soluções para os conflitos familiares
Autor(es): Lins, Nayara Maria Moura Lira
Palavras-chave: Alienação Parental
Conflitos Familiares
Guarda Compartilhada
Direto Civil
Data do documento: 22-Mai-2017
Resumo: A Síndrome de Alienação Parental (doravante SAP) provém de uma disputa travada pelos pais, a fim de distanciar a prole do outro genitor, usando isso como um meio de obter a guarda do filho apenas para si. Os estudos sobre o assunto começaram nos Estados Unidos, e chegaram ao Brasil recentemente com base nos artigos de Richard Gardner e Podevyn no ano de 1985. Assim, esse artigo tem como objetivo discutir sobre a SAP e propor possíveis soluções. Desse modo, a pesquisa se constitui a partir de um procedimento documental, no qual foi feito o levantamento bibliográfico do tema, buscando compreender a partir de uma perspectiva cronológica (desde as jurisprudências até a promulgação da lei sobre alienação parental 12.318/2010) e suscitando possíveis soluções para a síndrome. Com base no estudo, analisando não só o seu processo, mas também as consequências, chega-se a conclusão que as possíveis soluções para a SAP são a guarda compartilhada e a efetiva aplicabilidade da lei 12.318/2010.
Descrição: LINS, Nayara Maria Moura Lira. Alienação parental e as possíveis soluções para os conflitos familiares. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13760
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nayara Maria Moura Lira Lins.pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.