Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13761
Título: Responsabilização em cadeias produtivas como mecanismo de repressão ao trabalho escravo contemporâneo: uma análise a partir do âmbito da indústria têxtil brasileira
Autor(es): Nóbrega, Zeina Rassi
Palavras-chave: Trabalho escravo contemporâneo
Indústria têxtil
Responsabilização em cadeias produtivas
Data do documento: 27-Abr-2017
Resumo: O presente artigo se propõe a tecer relevantes considerações acerca da problemática do trabalho escravo contemporâneo, notadamente na indústria têxtil brasileira, os seus respectivos desdobramentos e os correspondentes mecanismos de repressão, com destaque para as recentes teorias de responsabilização em cadeia produtiva. As ditas teorias pretendem responsabilizar o beneficiário final da manufaturação pela intercorrência de trabalho em condições análogas às de escravo verificadas na base de sua cadeia produtiva, consistindo, atualmente, em importante mecanismo para a erradicação da superexploração do trabalho humano. Para tanto, foram realizadas diversas pesquisas em diplomas legislativos, doutrinas e jurisprudência, de modo a constatar o melhor entendimento acerca da questão em análise.
Descrição: NÓBREGA, Zeina Rassi. Responsabilização em cadeias produtivas como mecanismo de repressão ao trabalho escravo contemporâneo: uma análise a partir do âmbito da indústria têxtil brasileira. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13761
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Zeina Rassi Nóbrega.pdf605.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.