Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13773
Título: A aplicação das sanções no impeachment de Dilma Rousseff: uma análise sobre a sua constitucionalidade e seus efeitos em um estado democrático de direito
Autor(es): Galdino, Raquel Emanuele Albuquerque
Palavras-chave: Impeachment
Crime de Responsabilidade
Constituição
Estado Democrático de Direito
Inconstitucionalidade
Data do documento: 20-Abr-2017
Resumo: No ano de 2016, a ex-Presidente, Dilma Rousseff, foi condenada por crime de responsabilidade, em julgamento realizado no Senado Federal, presidido pelo Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O artigo 52, parágrafo único, da Constituição Federal, prevê que em caso de condenação em processo de impeachment, o Presidente da República deve perder o cargo e ser inabilitado para o exercício de qualquer função pública por um prazo de oito anos. Ocorre que no caso de Dilma, não obstante a referida redação constitucional, foi imposta apenas a pena de perda do cargo. Tal situação foi oportunizada por uma decisão que acolheu o entendimento de que as sanções não seriam cumulativas. Assim, mediante os métodos dedutivo e dialético, e a partir de consultas bibliográficas e documentais, objetiva-se, precipuamente, demonstrar que a decisão em comento foi inconstitucional. Além disso, também é proposta uma reflexão sobre os possíveis efeitos dessa questão para estabilidade democrática e constitucional do país.
Descrição: GALDINO, Raquel Emanuele Albuquerque. A aplicação das sanções no impeachment de Dilma Rousseff: uma análise sobre a sua constitucionalidade e seus efeitos em um estado democrático de direito. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13773
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Emanuele Albuquerque Galdino.pdf971.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.