Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13774
Título: Os lares dos esquecidos: uma análise sobre as formas de moradia no rio de janeiro através da obra o cortiço
Autor(es): Araújo, Suzy Silva de
Palavras-chave: Rio de Janeiro
Moradia rentista
O Cortiço
Data do documento: 3-Mai-2017
Resumo: O presente trabalho propõe analisar as formas de moradia populares do Rio de Janeiro nas ultimas décadas do século XIX, compreendendo, portanto, parte do Segundo Império e os primeiros anos da República no Brasil. Este trabalho possui uma abordagem ampla, pois não pretende apenas analisar o interior dos cortiços marcados pela precariedade e falta de higiene, mas também, apresentará um estudo do perfil dos moradores. Estes serão apresentados a partir do resultado de um paralelo estabelecido entre os personagens da obra O Cortiço e a situação real das pessoas que habitavam esses locais, posto que muitos deles eram provenientes das migrações internas e externas e outros eram escravos libertos. Do ponto de vista do Direito, esse estudo tratará do processo de transformação da terra de uso em moradia rentista na forma de cortiços e estalagens, e, também, de como a legislação brasileira da época se posicionava acerca destes tipos de habitação.
Descrição: ARAÚJO, Suzy Silva de. Os lares dos esquecidos: uma análise sobre as formas de moradia no rio de janeiro através da obra o cortiço. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13774
ISSN: CDD 344
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suzy Silva de Araújo.pdf584.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.