Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13777
Título: Considerações sobre o crime de racismo em ambiente virtual
Autor(es): Silva, Mônica Justino da
Palavras-chave: Racismo
Redes sociais
Direito Penal
Data do documento: 7-Mar-2017
Resumo: O presente trabalho aborda o tema do racismo nas redes sociais por intermédio de uma análise dos princípios constitucionais da igualdade e da dignidade humana e dos artigos na Constituição Federativa do Brasil de 1988, que tratam sobre o crime de racismo, como também faz uma análise sobre a legislação infraconstitucional brasileira no que tange alguns artigos do Código Penal Brasileiro que versam sobre os crimes de discriminação. Faz ainda um diagnóstico na lei 7716/89 que tipifica o crime de racismo, e da lei 9459/97 que cria o crime de Injúria racial que acrescenta ao art. 140 do CP o § 3º, bem como faz uma análise acurada que atravessa questões relativas ao desafio do direito na punição de condutas intolerantes envolvendo raça e cor nas redes sociais que ficam na memória coletiva, aumentando a dor da vítima, pelos vários desdobramentos desencadeados no processo de revitimização, através de publicações de textos, charges, imagens e vídeos, que passam a ser curtidas, compartilhadas, comentadas, com uma dimensão imensurável devido ao fato de que o coram multi personas não está mais limitado no tempo e no espaço em virtude da virtualização das condutas humanas. Este trabalho tem a finalidade de demonstrar a importância de ampliar a proteção jurídica aos indivíduos ofendidos pela conduta supracitada. O método escolhido foi a pesquisa bibliográfica a partir da utilização de doutrina em Direito Penal e artigos jurídicos sobre o tema. O principal resultado encontrado foi o reconhecimento da necessidade de ampliação da proteção às vítimas de crimes virtuais raciais.
Descrição: SILVA, Mônica Justino da. Considerações sobre o crime de racismo em ambiente virtual. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13777
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica Justino da Silva.pdf369.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.