Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13784
Título: A constitucionalidade do incidente de deslocamento de competência nos casos de graves violações contra os direitos humanos
Autor(es): Castro, Karla Maria da Silva
Palavras-chave: Emenda Constitucional n° 45/2004
Direitos Humanos
Responsabilidade
Data do documento: 28-Out-2016
Resumo: O presente trabalho versará sobre a constitucionalidade da federalização da competência nos casos dos julgamentos de crimes contra direitos humanos. O incidente de deslocamento de competência foi inserido ao texto constitucional através da reforma do judiciário, ocorrida por meio da Emenda Constitucional nº 45, de 2004. Consiste na possibilidade de deslocar a competência de processos que envolvam graves violações de direitos humanos da justiça estadual para a federal, com o intuito de prevenir eventual responsabilização da União por descumprimento de tratados e convenções internacionais, bem como fortalecer o combate à impunidade. Cabe ao Procurador-Geral da República suscitá-lo perante o Superior Tribunal de Justiça, em seu pedido, deve demonstrar a ocorrência de grave violação de direitos humanos, a responsabilidade do Brasil em razão dos tratados assinados, bem como a inércia, incapacidade ou falta de vontade política do estado competente. Após a promulgação da EC nº 45, o IDC, passou a ser bastante questionado quanto a sua constitucionalidade inclusive sendo ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros-AMB a ADIN nº. 3.486/DF, insurgindo-se contra a inconstitucionalidade do artigo 1º, da referida emenda, na parte em que inseriu o inciso V-A e o § 5º no artigo 109, da Constituição Federal. Neste sentido o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver a tese de constitucionalidade deste importante instrumento jurídico bem como demonstrar a sua importância no nosso ordenamento jurídico no sentido de que sejam respeitados os tratados internacionais ratificados pelo Brasil referente aos Direitos Humanos.
Descrição: CASTRO, Karla Maria da Silva. A constitucionalidade do incidente de deslocamento de competência nos casos de graves violações contra os direitos humanos. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13784
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Maria da Silva Castro.pdf510.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.