Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13804
Título: III Reich e direito: uma breve análise do estado de direito na Alemanha nazista
Autor(es): Oliveira, Herson César de Araújo
Palavras-chave: Governo Nazista
Estado de Direito
Soberania
Direito na Alemanha Nazista
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação e consolidação do Estado Nazista em consonância com o Estado de Direito na Alemanha, buscando-se, ao mesmo tempo, uma relação entre a cultura germânica daquele contexto, e a construção de uma estrutura estatal que atendesse à ideologia do Partido Nazista e aos anseios de um povo. É primordial, ainda, a análise de um aparato jurídico por trás de atos que tornaram possível a construção de um Estado Nazista. O artigo 48 da Constituição de Weimar é peça fundamental para a compreensão do embate entre teóricos do Direito como Carl Schmitt e Hans Kelsen, ambos contemporâneos, em face da construção de um Estado autoritário alemão antes mesmo da ascensão dos nazistas ao poder. O ideal estético de sociedade foi refletido em leis raciais (leis de Nuremberg) e leis comuns (Leis ambientais e de proteção aos animais), as quais visavam à construção de uma sociedade germânica livre do judaísmo e estrangeirismo. A história e o direito emergem em seu papel fundamental de reconstrução de um passado na realidade do tempo presente, justificando, de certa forma, as posições do governo alemão, desde a cultura até o extermínio de indivíduos que não se encaixavam no ideal ariano proposto pelo Partido Nazista e por seu líder incondicional, o Führer Adolf Hitler.
Descrição: OLIVEIRA, Herson César de Araújo. III Reich e direito: uma breve análise do estado de direito na Alemanha nazista. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13804
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Herson César de Araújo Oliveira.pdf429.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.