Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13810
Título: Desjudicialização da execução fiscal
Autor(es): Braga, Mara Rubia
Palavras-chave: Desjudicialização
Execução fiscal
Inafastabilidade da jurisdição
Data do documento: 13-Out-2016
Resumo: O objetivo desse estudo é explanar uma alternativa que venha a aprimorar o procedimento de cobrança de créditos inscritos em dívida ativa, atentando para a possibilidade de desjudicializar a execução fiscal, retirando o processo da competência do Judiciário e, transferindo-o para o poder executivo, transformando-o em procedimento administrativo. O intuito dessa mudança é dar celeridade ao procedimento de cobrança dos créditos da Fazenda Pública, e, descongestionar o Poder Judiciário, retirando dele a atribuição de atividade que não tem, necessariamente, natureza jurisdicional. Será feita uma abordagem acerca da lei nº 6830/80, lei de execução fiscal, do procedimento judicial, do número de processos, tempo de duração e andamento destes, além dos resultados do atual procedimento na recuperação dos créditos fazendários. A apresentação da alternativa de desjudicialização da execução fiscal será feita por meio da exposição dos projetos de lei nº 2412/2007 e 5080/2009, que tramitam na Câmara dos Deputados. Haverá discussão acerca da preservação das garantias constitucionais do devido processo legal, ampla defesa e inafastabilidade da jurisdição nos projetos de lei referidos. Constata-se, por fim, a relevância da desjudiccialização da execução fiscal para a celeridade do processo de cobrança dos créditos fazendários, assim como, para o desafogamento do Poder Judiciário.
Descrição: BRAGA, Mara Rubia. Desjudicialização da execução fiscal. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13810
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mara Rubia Braga.pdf469.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.