Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13812
Título: A aceitação isolada da palavra da vítima-mulher como meio probatório nos crimes de estupro frente ao princípio do in dubio pro reo nas decisões dos Tribunais de Justiça
Autor(es): Oliveira, Serilany Bento de
Palavras-chave: Estupro
Gênero
Violência sexual
Princípio do in dubio pro reo
Data do documento: 11-Mai-2017
Resumo: O presente trabalho trata da aceitação isolada da palavra da vítima mulher como meio probatório nos crimes de estupro, tendo por objetivo analisar a possibilidade de violação do princípio do in dubio pro reo em face à inexistência de outras provas que comprovem a materialidade do crime e da possibilidade da palavra da vítima estar viciada. Para isso, introduzse o estudo com uma revisão do conceito sobre violência sexual, buscando compreendê-la a partir da perspectiva de gênero, e desvendando como as estruturas de poder e os mecanismos de dominação masculina condicionam o papel da mulher na sociedade e colocam-na como a maior vítima do crime de estupro. Após, apresenta-se uma retrospectiva histórica sobre o delito de estupro no Direito Penal nacional, seguida de uma análise dos seus elementos constitutivos, bem como a sua inserção dentro dos crimes hediondos. E a partir de então discorre-se sobre o processo de construção da verdade nos crimes de estupro, sendo feito, inicialmente, um apanhado geral sobre o instituto da prova dentro do Direito Processual Penal brasileiro, para, posteriormente, serem apresentados os principais meios de prova para a constatação desse delito. Nesse ponto ressalta-se a fragilidade da palavra da vítima e as dificuldades que permeiam a sua aceitação isolada como meio probatório. Em seguida aborda-se a possiblidade de denunciação caluniosa do crime de estupro e a lesividade dessa conduta para a vida do acusado, como consequência da absoluta credibilidade atribuída à palavra da vítima. Ao final, analisa-se a aplicação do princípio in dubio pro reo nas decisões dos tribunais nos crimes de estupro, diante de duas proposições antagônicas: a mulher que se diz vítima e o homem que nega ser o seu estuprador. Feito isto, foi discriminada a metodologia utilizada na pesquisa, caracterizada como bibliográfica, uma vez que foram utilizados livros, doutrinas, jurisprudência e legislações pertinentes ao tema. Conclui-se que o princípio do in dubio pro reo é violado quando, mesmo não estando plenamente convicto da culpabilidade do agente, o magistrado faz prevalecer a pretensão punitiva do Estado, sentenciando a sua condenação e não a sua liberdade.
Descrição: OLIVEIRA, Serilany Bento de. A aceitação isolada da palavra da vítima-mulher como meio probatório nos crimes de estupro frente ao princípio do in dubio pro reo nas decisões dos Tribunais de Justiça. 2017. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13812
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Serilany Bento de Oliveira.pdf942.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.